Game of Thrones 2x04 - Garden of Bones

"A noite é escura e cheia de horrores..."





Game of Thrones está mostrando a que veio nessa segunda temporada. Num episódio com muitas novidades, sem Jon Snow, Theon Greyjoy e Bran Stark, a história fluiu bastante em partes essenciais para o enredo e deixando todos nós boquiabertos. 

Quem deu as caras dessa vez foi Robb Stark que andava sumido desde que mandou sua mãe encontrar com Renly. Ele venceu mais uma pequena batalha contra os Lannisters e vêm ganhando forças, mostrando que tem poder suficiente para vencer Tywin num confronto final. Voltando às comparações, eu tenho que admitir, a série está conseguindo preencher as lacunas deixadas pela falta de temporalidade entre os capítulos do livro. Para que vocês entendam melhor, cada capítulo relata a história do ponto de vista de um personagem, mas o tempo não para, e ao voltar ao mesmo personagem ficamos com esse espaço sem saber o que aconteceu realmente. O encontro de Robb com aquela moça (Talisa, se não me engano) por exemplo não aconteceu em momento algum do livro 2 (para quem tiver lido os outros livros, pode deixar nos comentários, se aquilo ocorre realmente ou não).


Rei Joffrey também deu as caras mais uma vez e por pouco não desconta em Sansa (que já poderia estar morta na minha opinião) toda sua raiva por ter perdido a batalha para Robb. Ela só foi salva porque o Anão não tem medo de ninguém e põe moral até mesmo no rei. O que Joffrey fez a seguir com todo aquele sadismo me deu um pouco de nojo e me fez odiá-lo ainda mais. Espero que Arya consiga realizar seu desejo e enfiar a Agulha na garganta dele.

Arya também apareceu bastante no episódio, ela juntamente com Gendry foram levados a Harrenhal, o covil de Tywin Lannister e por pouco não foram mortos, coincidentemente foram salvos pelo próprio Tywin. Por falar nisso fiquei surpreso em como ele a reconheceu como menina, ficou parecendo meio forçado, porque não era tão fácil assim não. Por fim, naquelas cenas de tortura em Harrenhal, quem aí se lembrou do filme Velozes e Furiosos 2 (fiquei orgulhoso da minha memória), ao ver a tortura do rato no balde?


Tivemos também a história de Daenerys que finalmente achou um lugar para se abrigar do deserto (mais um pouco e eu diria que ela estava comendo e bebendo areia para sobreviver). Ela foi aceita para entrar na fortaleza de Qarth, ao abrigo dos Treze. Força de vontade para se impor ela tem, mas com os dragõezinhos e aquele povo morrendo de fome, é realmente difícil meter medo em alguém. Muito longe dali, e num dos melhores momentos (sempre!) do episódio, tivemos mais uma vez a participação do Anão. Mesmo que as cenas dele não sejam tão relevantes, são as que mais valem a pena assistir, sua prepotência, seu sarcasmo são de matar de rir. A vítima da vez foi Lancel Lannister que teve que mudar de time, e passar a espiar a rainha Cersei para o anão, caso contrário sofreria a ira de Joffrey. Assim como havia feito com Pycelle, ele  o manipulou e mostrou que a sua inteligência ainda o levará longe em meio a guerra que está por vir.


E por falar em guerra, um dos núcleos mais movimentados do episódio foi o de Renly Baratheon, primeiramente com a visita inesperada de Mindinho, propondo uma abertura dos portões de King's Landing em troca de sua cabeça permanecer em seu pescoço depois da cidade ser tomada. Além disso, Mindinho levou a Catelyn os restos mortais de Ned Stark. Achei meio sem nexo isso, já que Catelyn poderia não estar lá quando ele chegasse, mas... Tivemos então o ponto principal do episódio, o encontro entre os irmãos Renly e Stannis (também meio do nada), e a troca de ameaças entre os dois. Catelyn bem que tentou intervir, mas a briga entre os irmãos estava decretada. Já no fim do episódio, vimos Melisandre navegando com Davos numa parte totalmente mal explicada e confusa, apesar do suspense que utilizaram ter sido válido. A explicação aqui é que por exemplo, para quem não leu o livro, não se consegue entender que a Melisandre precisava ir até o subsolo da fortaleza porque suas muralhas continham magia antiga que impediam seu filho-sombra de entrar. 

Que história foi essa do filho-sombra? O que aconteceu? O que vai acontecer? São essas perguntas que esperamos serem respondidas nos próximos episódios. O que posso dizer é o que todos sabemos até agora, a guerra que está por vir promete. Pois mesmo para as pessoas que leram os livros, posso garantir muitas surpresas até o fim da temporada.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment