Cancelamentos: como, por quê e quando?


A palavra cancelamento assombra qualquer seriador e muitas vezes ele nos surpreende. Um programa com uma das mais baixas audiências da TV americana pode ganhar uma nova temporada em um canal, mas se estivesse em outro, não duraria nem 3 episódios. Mas então como isso realmente funciona? Veja as frases a baixo.
Ah, não! O seriado precisa de uma demo de 2.0 para ser renovado!
Caiu muito a audiência essa semana, não passa dessa fall season.
Olha a audiência de Big Bang Theory! Meu seriado será cancelado, sem dúvidas.
Você com certeza já se deparou com essas frases, mas na verdade, elas não indicam absolutamente nada. O que na verdade acontece, é que o seriado não precisa de 2.0 na demo, nem ter uma audiência como a de Big Bang Theory ou Modern Family para sobreviver, o que ela precisa é ter uma audiência maior que sua concorrência. Para deixar claro vamos usar um exemplo bastante comum nos sites americanos: o do urso!

Vamos supor que você e outra pessoa estão correndo de um urso faminto, você na verdade não precisa ser mais ágil que o urso, você precisa ser mais ágil que a outra pessoa. Agora vamos trazer esse exemplo para a TV, onde a "outra pessoa" é na verdade os seriados do mesmo canal, ou seja, a audiência não precisa ser a melhor do canal, podendo até ficar um pouco abaixo da demo média do canal, isso é satisfatório e trará a renovação ao seriado.

Claro que esse não é somente o único fator que os canais observam, muitos seriados são salvos, pois os canais não acreditam ter nada melhor para substituí-los, ou seja, segurar a audiência que esse segura, um exemplo claro disso é Body of Proof na última fall season.

Existe ainda o syndication, que provavelmente fará com que Nikita seja renovada para sua quarta temporada, assim alcançando 88 episódios e podendo ser comercializado em outros canais americanos e assim sua produtora e seu canal de origem lucram por exibição.

Então, caro colega seriador, não entre em desespero caso o seu seriado não está se saindo muito bem, ele somente precisa se sair melhor que seu concorrente no canal.

Fonte:TvByTheNumbers
Share on Google Plus

About Armando Wunsch

Formando em Comércio Internacional, se apaixonou por séries depois de assistir o piloto de Ugly Betty na Sony. Desde então seu entusiasmo por seriados só aumentou. Fã convicto de Grey’s Anatomy, Modern Family e The Good Wife, acompanha mais de 20 seriados semanalmente (na Fall Season). Já deixou muitas vezes de estudar e trabalhar para assistir seriados. Apaixonado por música, chocolate, Big Mac e coca-cola, sonha em ganhar na mega-sena para não precisar mais trabalhar. (@_wunsch)
    Blogger Comment
    Facebook Comment