Criminal Minds 8x18/19 - Restoration/Pay It Forward

Aprendizado do dia: você pega menos germes num beijo do que num aperto de mão. Simbora sair beijando geral, galera!
Se tem uma coisa que eu realmente adoro em séries policiais é quando eles pegam um caso bem lá do comecinho e trazem de volta, 6 anos depois. E eu devo dizer, gostei da escolha blast from the past da vez. Carl Buford, o cara que te fez ver que Derek Morgan não é o agente durão, mas sim uma criança assustada que virou policial pra prender caras como Buford. Caras que molestam crianças sexualmente... Crianças como ele um dia foi.

Se você assiste CM desde a primeira temporada, sabe do que se trata. Se não, aqui vai o resumo: Derek foi molestado quando criança por um cara que todos na cidade consideravam herói. E não só ele, descobrimos nesse episódio que várias crianças passaram pelas mãos do cara. E também que nem todas as crianças cresceram pra ser que nem o Derek. Um ficou viciado em drogas e tá quase se matando com isso e outro, virou o maior traficante de drogas do bairro que acabou virando um assassino. Seis anos depois, o FBI recebe um caso no bairro do Derek sobre um unsub bem raivoso que mata os homens com bastante violência. Um caso normal, até que numa cena de crime a JJ acha a frase "olhe para o céu", fazendo o Derek se lembrar que era isso que Buford falava pra ele enquanto o molestava. Nesse momento eu fiquei com o coração quebrado, ainda mais quando Morgan contava pra todos como foi a "primeira vez" dele. Aí que você vê que ele é na verdade uma criança assustada, que passou por coisas que ninguém deveria passar.

O que me surpreendeu foi a vontade do Derek de ir na cadeia falar com o FDP e descobrir mais nomes de crianças, já que está bem aparente que uma das vítimas é o responsável pelas matanças. E é aí que vimos que o discurso "eu estou bem" do Morgan não passa de um ato. A cena dele no banheiro da prisão depois dele conseguir o nome das vítimas (o que deu uma folha A4 cheia com duas colunas) foi meio assustadora. Nunca, em 8 anos de CM, vimos um Derek Morgan tão assustado e cansado psicologicamente.


Acabou que o unsub era o cara mais barra pesada do bairro, o traficante, que também foi uma vítima. O filho dele foi molestado pelo professor de natação (primeira vítima) e isso parece que ativou tudo que o cara fazia questão de esquecer. As outras vítimas foram homens que ele viu sendo afetuosos com meninos, mesmo que eles fossem inocentes, o afeto o fez lembrar de como ele era tratado. Uma história bem triste, na verdade. Mas o ponto alto foi quando o Derek ouviu um repórter perguntando pra detetive - depois que o caso foi encerrado - se uma criança molestada sempre virava um molestador ou um criminoso. A cena dele admitindo em rede provavelmente internacional, que algumas crianças se isolam, outras externam isso com raiva e outras, como ele, viram policiais, porque ele foi uma dessas crianças, foi a melhor de Criminal Minds em 8 anos. Vai ser difícil ter um destaque como esse no resto da temporada. Shemar Moore, meu futuro marido e pai dos meus filhos, está de parabéns.

Só uma dúvida... o apartamento que o Morgan aparece reformando no começo e no final do episódio é o da Maeve?


E o 19 que mais parecia um episódio de House com o "everybody lies" do que Criminal Minds? Olha o que uma mentira fez: a mulher namorava com o guri em 1988, só que o pai ia matar ela se descobrisse. Daí eles brigam e um cara testemunha e acha que ele estava tentando estuprar a garota, polícia se mete, pais do menino pagam polícia e testemunha e família da garota pra sumir com o estupro - que a garota confirmou que aconteceu -, psicopata louco escuta, vai atrás da menina, se casa com ela e mata o suposto estuprador, corta a cabeça dele e coloca numa maldita cápsula do tempo. 25 anos depois, abrem capsula, cabeça cai. E todo o povo que estava envolvido na mentira, perdem a cabeça... LITERALMENTE! O assassino, marido da suposta vítima, os mata pra trazer justiça pra esposa... Só pra descobrir depois que ela mentiu o tempo todo. Ou seja, no total, 4 pessoas morreram a toa. Lição do dia, crianças, não mintam. Se não vocês vão se encontrar no meio de uma loucura dessas.

Obs. O fato de Criminal Minds não ter sido renovada até agora está me preocupando. A desculpa oficial é que os contratos estão sendo acertados. Quem será que morre ou sai dessa vez?
Share on Google Plus

About Karina Nascimento

Estudante de Jornalismo, viciada em série, filmes, música e livros. O vício começou em 2000, com Dawson's Creek na Sony e depois disso, só piorou. Completamente órfã de Gilmore Girls e Veronica Mars, no momento acompanha 21 séries e pede para que parem de recomendar séries porque ela precisa de vida própria longe da televisão. (@_kaarii)
    Blogger Comment
    Facebook Comment