Game of Thrones 3x01 - Valar Dohaeris



"All men must serve..."


Depois de quase um ano de muita espera, eis que retorna a já consagrada megaprodução da HBO, e por aqui voltamos a tentar comentar os episódios o quanto antes. Como viram na primeira frase, o nome do episódio já foi intrigante o bastante para que eu fosse no "pai dos burros" moderno (www.google.com.br) procurar por um significado. Bem, antes de começar a falar do episódio, queria deixar claro que há pouco mais de um mês terminei de ler o terceiro livro, portanto acredito que sei o que a temporada reserva, ou não, já que assim como nas temporadas passadas, série e livro se divergem em algumas partes. Assim, a única grande vantagem que vejo tendo terminado de ler o livro é ter muita expectativa de como farão  essa terceira temporada.

Sobre o episódio em si, um diria que começo apático define basicamente essa season premiere. Mas em se tratando de GoT, nada que cause muita surpresa. Como já disse em algumas reviews anteriores, eu não gosto muito quando um episódio é responsável por contar as histórias de muitos núcleos diferentes. Tivemos Jon, Anão, Robb, Davos, Stannis, Cersei, Daenerys, Tywin, volta pro anão, Margaery, um pouco de Joffrey, Daenerys de novo, Sansa, e ufa, Daenerys. Enfim, aparentemente os únicos excluídos foram os Starks do playground: Arya, Bran e Rickon. Acho que fica muita informação pra um episódio e a história não rende.

Mas para um começo de temporada, acredito que esse tipo de episódio seja válido para situar o espectador com relação à história. Bem, farei o mesmo nessa primeira review, resumindo cada núcleo. A começar por Jon, que por matar Qhorin meia-mão foi levado até o Rei-para-lá-da-muralha, e foi aceito para se tornar um selvagem. Vale mencionar que o motivo que Jon seria aceito era diferente segundo o livro, e acho que não deveriam ter mudado isso. No livro, o principal motivo era por Jon ser um bastardo e ser tratado diferente dos outros, principalmente comparando-o aos outros filhos de Ned (Mance teria visitado Winterfell na mesma época em que Robert foi recrutar Ned para ser mão do Rei na primeira temporada e presenciado algum menosprezo por Jon). 

Ainda na região ao norte da Muralha, Whitewalkers atacaram os membros da patrulha da noite, e alguns poucos conseguiram sobreviver, incluindo Sam, o gordo amigo de Jon. Partindo para Porto Real, após a batalha, Tyrion se recupera do seu ferimento (esperava que fosse maior, conforme a descrição do livro) e descobre que ele não é mais o chefão da área, agora que seu pai Tywin voltou e se tornou mão do Rei. Enquanto isso, Davos sobreviveu à batalha e foi encontrado por alguns piratas e voltou para Pedra do Dragão para tentar convencer Stannis de que Melissandre é má. 

Do outro lado do mar estreito, a história que mais rendeu no episódio foi a de Daenerys. É muito legal ver os dragões voando e soltando fogo, mas quem aí está louco para vê-los grandes e botando o terror em Westeros? Cada cena como essa me deixa mais ansioso para que isso aconteça. Bem, antes de tentar realizar sua vingança, ela precisa de um exército, e é exatamente isso que ela vai buscar numa cidade chamada Astapor onde ela vai em busca de um exército escravo chamado Imaculados. Uma variação da história interessante com relação ao livro acontece por lá, onde perseguida pelos magos, ela é salva por Sor Barristan Selmy (que foi dispensado por Joffrey, após a morte de Robert). Isso teria acontecido beeem mais pra frente segundo o livro, e algumas consequências surgiriam diante desta revelação. Vamos esperar para ver até onde esta mudança afetará a história.

Com muito e pouco para contar ao mesmo tempo, avalio este episódio como sendo mediano. Há a notícia de que esta temporada será com relação à apenas a metade do terceiro livro, já que querem dar uma distância maior entre a história do livro e a da série. Isso me deixa um pouco decepcionado pois o melhor do livro acontece depois da metade. Portanto, acho que minhas maiores expectativas serão para a próxima temporada e não para esta. Mas, veremos o que nos aguarda e vamos apreciar esta nova temporada que está apenas começando.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment