Freaks 4 Music - Especial Dawson's Creek


Quem já viveu nos anos 90 sabe muito bem que Dawson's Creek trouxe um novo conceito para série adolescente.

Fãs órfãos de DC sabem o quanto esse seriado marcou as nossas vidas. Com diálogos complexos, muitos críticos viviam dizendo que os personagens da série eram mini adultos. Talvez seja por isso que a série revolucionou uma nova era: a era high school. Como não amar Joey Potter e sua turma e odiar o protagonista mais mala do seriado: Dawson?

Criada por Kevin Williamson, tinha como protagonista o sonhador Dawson Leery (James Van Der Beek), além de seus seus amigos Joey Potter (Katie Holmes), Jen Lindley (Michelle Williams), Pacey Witter (Joshua Jackson) e Jack McPhee (Kerr Smith). Rapidamente ganhou grande repercussão na mídia e com o público jovem, devido à maturidade com que os personagens tratavam os temas da adolescência. Filmado nas belas paisagens da Carolina do Norte, em Wilmington e Providence, o roteiro é baseado na adolescência do próprio autor, (Kevin Williamson) e traz carismáticos atores no elenco principal. Estreando em 20 de janeiro de 1998 e tendo a sua series finale no dia 14 de maio de 2003, a série teve 6 deliciosos temporadas e sobreviveu ao "novo milênio". Mas foi graças a sua maravilhosa trilha sonora, que o seriado nos cativou. Com dois álbuns lançados, Dawson's Creek  nos proporcionou excelentes e marcantes músicas. Vamos relembrar algumas?


"Say Goodnight" - Beth Nielsen Chapman ( 1x13 - Decisions)


O primeiro e tão aguardado beijo de Dawson e Joey só veio acontecer na season finale da 1ª temporada. A cena é mais uma marcante na vida dos amigos, afinal resume exatamente no que é a amizade dos dois: filmes, conversas e o quarto de Dawson. 

"Kiss Me" - Sixpence None The Richer (2x06 - The Dance)




"Kiss me
Out of the bearded barly nightly
Beside the green green grass"

Essa famosa música surgiu praticamente no seriado. E a primeira vez que a ouvimos foi numa das conversas mais sem noção: Jen e Abgail falando sobre o baile da escola! Mas antes disso acontecer, fomos surpreendidos com a revolta da Jen por causa da morte de seu avô. Largando Dawson, a moça voltou a ser a bitch do pedaço e ainda se juntou a malvadinha da Abgail. Outro fato importante é que a música faz parte da trilha sonora original Vol I da série.

"You" - Switchfoot  (2x07 - The All-Nighters)




Vocês devem estar cansados desta banda, mas Switchfoot marcou a era dos fãs de séries adolescentes. Num dos melhores episódios da 2ª temporada, Joey, Dawson e cia decidem estudar em grupo para os exames finais. O problema: uma casa lotada de adolescentes não é o melhor lugar para isso. A música marca a reunião da galera nessa maravilhosa casa e com certeza é uma das mais famosas do seriado.

"Feels Like Home" - Chantal Kreviazuk (2x18 - The Perfect Wedding)


Outra deliciosa música que integra a trilha original da série. No episódio em questão, ela marcou uma das danças mais fofas de Dawson e Joey, no casamento em que eles trabalharam para ajudar o pai dela, que fora recentemente liberado da prisão. A dança ainda selou mais um beijo entre os dois e a morte de Abby.

"That I Would Be Good" - Alanis Morissette (2x22 -  Parental Discretion Advised)





Como esquecer a season finale da 2ª temporada de DC? Impossível, ainda mais quando vemos Dawson, o politicamente perfeito e chato protagonista entregar o pai da sua amada a polícia. A música da Alanis marcou não só uma das conversas mais tristes de Dawson e Joey, como também o início de uma das amizades mais lindas da série: Jen e Jack. A garota rebelde pedindo ajuda a sua avó em abrigar o amigo que tinha recentemente saído do armário foi o início de uma nova era no seriado.


"Imagine" - John Lennon (3x11 - Barefoot At Capefest)


Sim, meus caros, essa música clássica de John Lennon invadiu o seriado, mas necessariamente, o quarto de Dawson Leery, quando o nosso protagonista estava desapontado com o cinema e decidiu redecorar o seu quarto com o poster do famoso cantor. Adivinha quem estava com ele nessa hora? Sua melhor amiga, Joey Potter.
"Settling" - Tara McLean (3x17 - Cinderella Story)


Como todo seriado adolescente, DC também teve triângulos amorosos. Um dos mais famosos é entre Dawson, Joey e Pacey. E foi graças a essa música de Tara McLean, que Pacey finalmente roubou um beijo de sua amada, mesmo que na época a garota nem soubesse o que o melhor amigo de seu melhor amigo sentia por ela. Uma cena linda que marcou os fãs Pacey e Joey para sempre.

"Daydream Believer" - Mary Beth Maziarz  (3x19 - Stolen Kisse)


Os encontros e desencontros de Joey e Pacey foram tantos, que nem mesmo ouvindo a belíssima declaração de amor de Pacey, Joey percebeu que tinha sentimentos pelo bad boy. Até que o 19º episódio da 3ª temporada foi ao ar e... bem, vocês sabem o que acontece: Joey finalmente beija Pacey, após o garoto dizer que iria contar até 10 e beijá-la, evitando que ela fosse "pega" de surpresa novamente. Uma cena clássica que marcaria a vida deles para sempre. Ah, a música entrou para o Álbum de Dawson's Creek, Vol II.

"I Will Remember You" - Sarah McLachlan  (4x07  - You Had Me at Goodby)


Joey depois que começou a se envolver com Pacey, teve que fazer muitas escolhas. Quando ela foi chamada para tentar a universidade de seus sonhos, ela ficou dividida entre escolher Dawson (seu amigo de longa data) ou Pacey (seu namorado) para escrever uma redação sobre a sua vida. No final, ela optou pela razão, escolhendo aquele que a conhecia melhor: Dawson. A música marcou a despedida da Andy da turma, que partia para Europa e só voltaria mais tarde para a formatura. 

"I Will Love You" - Fisher (4x14 - A Winter's Tale)


Joey e Pacey namorando, e dilemas acontecendo. Na dúvida de quando, como e com quem perderia a virgindade, nossa heroína escolheu o seu atual namorada para ser o responsável por sua decisão. Uma das cenas mais lindas entre eles, Joey perde a sua virgindade ao som de Fisher e um novo rumo surge para o casal do momento.

"Nightswimming" - R.E.M. (5x08 - Text, Lies & Videotape)


R.E.M. uma das bandas mais famosas do EUA também teve suas músicas emprestadas para DC. Nightswimming  embalou mais momentos entre Jen e Dawson, que começavam a reconstruir uma antiga paixão.

"If" - Dragmatic (6x23 - All Good Things...)


Quando foi anunciado que DC não ganharia uma 7ª temporada, todos os fãs temiam que a series finale não fosse ser impactante, afinal, tratava-se de uma série sobre adolescentes para adolescentes. No final, aconteceu tudo ao contrário. 5 anos após o último episódio levaram Joey, Pacey, Jen, Jack e Dawson de volta a Capeside para o casamento da mãe de Dawson.  Assim, a turma se reuniu no novo trabalho de Pacey e a música que marca o encontro de Joey com Pacey e Dawson é justamente essa de Dragmatic, mais uma bela canção que chegou para abalar a trilha sonora do seriado.

"Angel" - Sarah McLachlan (6x24 - ...Must Come To An End)


Series Finale com episódio duplo, e uma cena emocionante do começo ao fim. Jen, que está entre a vida e a morte, decide gravar um vídeo, com a ajuda de Dawson, para a sua filha assistir quando estiver mais velha. A cena é tão linda e forte, que não tem como não chorar e a música Angel deixa a cena mais emocionante ainda. Um baita baile de interpretação da Michelle Williams.

"Hand In My Pocket" - Alanis Morissette (6x24 - ...Must Come To An End)


Numa das cenas mais fofas de DC, vimos uma linda homenagem a Jen antes de morrer. Assim, nada mais justo do que ter a excelente canção de Alanis mostrando a abertura da série num vídeo feito por Dawson enquanto que a sua amiga e ex vizinha estava internada. Um dado curioso é que os produtores queriam que essa música fosse o tema de abertura da série, mas, na época, não conseguiram uma autorização. Então, para encerrar bonito a série, decidiram usá-la numa espécie de homenagem que, aliás, ficou muito bonito.

E para encerrar este post, nada mais justo do que relembrarmos a abertura da série, com a clássica "I Don't Want to Wait" de Paula Cole, que virou o hino do seriado com o simples refrão "I don't want to wait for our lives to be over, I want to know right now what will it be I don't want to wait for our lives to be over, Will it be yes or will it be...sorry?" Para rever as aberturas, clique aqui.


O F4M especial de Dawson's Creek fica por aqui. Curta as músicas e deixe seu comentário. Sua série favorita pode ser a próxima! E até mais.
Share on Google Plus

About Gabriella Siggia

Formada em Direito, eterna estudante, bem humorada, alto astral e alegre, mora em São Paulo. Viciada em músicas, filmes e seriados americanos. Seriemaníaca de carteirinha! Mantém um blog pessoal em : http://gabyscseries.blogspot.com/ (@gabyever)
    Blogger Comment
    Facebook Comment