11 cenas memoráveis em Breaking Bad

Hoje começa nos EUA a parte final de uma das séries mais aclamadas pela crítica. Breaking Bad deixa um legado incrível de roteiro, locação, atuação e personagens que nunca serão esquecidos pelos fãs que tiveram a sorte de acompanhar durante 6 anos e 5 temporadas a saga do professor de química que descobriu ter câncer e resolveu fabricar metanfetamina para juntar dinheiro e não deixar sua família desamparada. Vimos pouco a pouco Walter White ser dominado totalmente por Heisenberg e o fim dessa saga começa hoje dando largada aos 8 últimos episódios pra sempre de BB. O que vai ser dos personagens? Não faço a mínima ideia, e nós bem sabemos como essa série pode ser surpreendente e explodir cabeças (literalmente, Yo!). Então nos resta aguardar, torcer para que o Gilligan e equipe consigam se superar de novo e enquanto a hora não chega vem relembrar com a gente onze cenas marcantes ao longo desses anos de seriado.


Walter mandou você usar plástico, Pinkman (1x02 - Cat's in the Bag…)



Vai pensando que é simples começar a fabricar drogas e sair vendendo por aí. Walter e seu recém adotado parceiro e ex-aluno Jesse Pinkman logo se vêem em problema quando dois traficantes vão tirar satisfação e querer saber onde eles estão fabricando aquele novo produto. Tem uma primeira vez pra tudo e era chegada a hora de matar ou morrer. Aqui começava a tão famosa e efetiva técnica de sumir com um corpo usando ácido fluorídrico mas Jesse resolveu simplesmente ignorar a recomendação de Walter, que tinha sido preciso ao dizer pra ele usar plástico como local pra imergir o corpo. O jovem resolveu usar sua banheira em vez disso e olha só no que deu. 

Conheça Heisenberg (1x06 - Crazy Handful of Nothin)



Heisenberg surge da necessidade, certo? Walter começa a quimioterapia, logo raspa a cabeça e logo percebe também que ele não tem muito a perder e que precisa ganhar o dinheiro mais rápido do que esperava. Krazy-8 e Emilio já eram e é hora de tentar um novo traficante interessado no produto. Jesse falha ao tentar negociar com o Tuco que não só rouba a droga do moço como também espanca o coitado. É aí que surge Heisenberg, um Walter que apesar do medo peita o traficante e usa mais uma vez a química a seu favor.

Morte pelo caixa eletrônico  (2x06 - Peekaboo)


Esse é sem dúvidas um dos melhores episódios da série (na minha opinião) e essa cena é só mais uma das várias tão fortes quanto que vimos ao longo desses 45 minutos. Jesse tinha que aprender a se impor no mercado e vai tirar satisfações com um casal de viciados que tinha roubado a droga do Skinny Pete. Chegando na casa do tal casal ele se depara com um menininho completamente largado, a afeição que Pinkman pega com o garoto é comovente e todo o ambiente da criança e a depreciação do casal é um daqueles choques de realidade que faz a gente entender ainda mais o lado cruel do mundo das drogas.  O casal tinha roubado um caixa rápido e após exigência do pagamento alegam que só precisam descobrir como abrir para pagar as drogas. Depois de tanta briga entre o casal super drogado e após o Jesse ter sido derrubado pela mulher, ela, já super loucona, se vinga do marido/namorado/whatever que é esmagado pelo caixa eletrônico após insistir em xingá-la.

Overdose da Jane ( 2x12 - Phoenix)


Podemos considerar a Jane a primeira "inocente" que perdeu a vida por estar no caminho do Walter? Tudo bem que a moça não era santa e ao passo que voltava a se afundar nas drogas ia levando o Jesse junto. Walter tinha acabado de finalizar negócio com o até então nem tão conhecido por nós, Gus, e estava disposto a entregar a Pinkman sua parte no dinheiro recebido desde que o moço se comprometesse e fosse para rehab. Enquanto isso, Jane fica no pé para que Jesse cobrasse o que lhe era de direito e acaba inclusive ameaçando entregar o Walter. Resultado : o casal consome tanta heroína que Walter chega na hora que a moça já começava a sufocar no próprio vômito. E ele fica ali, atônito, não socorre e observa ela morrer e até hoje o Jesse não sabe disso. Será que essa história pode voltar nos episódios finais?

Hank vs Os Primos (3x07 - One Minute)


Ah! Essa cena. Icônica. Clássica. Típica cena que se uma pessoa começa a conversar com outra e descobre que ela viu Breaking Bad, logo pergunta : e aquela cena dos gêmeos na terceira temporada hein? Os primos do Tuco são uma atração a parte ao longo desses anos. Os caras conseguem meter medo e trazer tensão em todas as cenas que aparecem e isso tudo sem quase nunca abrir a boca. Vieram em missão de vingança. "Família é tudo" já ensinava o tio Salamanca e eles estavam ali pra honrar o primo Tuco. No início o alvo era Walter mas Gus deu jeito de desviar a atenção da dupla para Hank e ainda foi "piedoso" ao avisar ao policial que ele tinha um minuto até o ataque. Toda a sequência é de tirar o fôlego. Atropelamento, tiros, tiros, tiros, um gêmeo derrubado até que arrogância do outro (ao querer matar com mais crueldade e ir buscar o machado) é responsável pela sua morte, já que o Hank consegue com muito esforço dar um tiro com a tal bala "Black Death" e explodir os miolos do cara antes que fosse tarde demais. 
P.S - Vale a menção honrosa a cena creepy do gêmeo sobrevivente rastejando sem as duas pernas no hospital quando ver o Walter. 

"I am the danger" (4x06 - Cornered) 


Tudo bem que Walter nem tava com esse poder todo ainda nessa época, mas só porque o Jesse conseguiu se livrar do Gale e o Gus estava (temporariamente) sem poder se desfazer do Mr.White já era o suficiente pra ele parecer fearless e jogar na cara da Skyler que todo o sistema depende dele e que, se alguém abre a porta e ganha um tiro esse alguém não é ele. Ele é aquele que bate na porta, assumindo praticamente que era o responsável pela morte do outro químico.

Where is the money, Skyler? (4x11 - Crawl Space)

 

Que a Skyler é uma fdp todo mundo já sabe e cá entre nós : amamos odiá-la. Mas aqui a raiva é ainda maior e nosso desespero vai junto com a incrível atuação do Bryan Cranston e seu Walter que se ver literalmente sem saída. Ted (o ex-patrão e amante dela) é pressionado pela Receita Federal que começa a investigar fraude na empresa dele, empresa essa onde Skyler era responsável pela contabilidade. Ela, por sua vez, começava o esquema do lava-jato pra lavar o dinheiro que o marido vinha ganhando e não levantar maiores suspeitas, logo, não podia chamar atenção da Receita. Aí o que a bonita faz? Pede pro Saul surgir com uma herança e dar o dinheiro necessário pro Ted quitar a dívida com o governo. Aí o que o Ted faz? Gasta o dinheiro com qualquer coisa menos com o que se esperava. O que acontece? Walter precisa mais que nunca de dinheiro suficiente pra fugir e "desaparecer" já que ele e família estão ameaçados pelo Gus, que passa a temporada toda tentando trazer o Jesse pro lado dele e fazer do moço o novo chefe do laboratório, é quando ele descobre que não tem. O grito, a risada descontrolada de quem não tem mais o que fazer, a quem só resta esperar o pior, são tão sensacionais que não tem como deixar de fora esse que é um dos momentos mais memoráveis do personagem. O que nos leva a próxima cena.  

Morte do Gus (4x12 - Face Off)



Sem ter como fugir do Mr. Fring e depois do plano de explodir o carro ter falhado, lá vai o Mr.White contornar tudo e bolar um plano que foi genial em todos os aspectos e nos provou que a série ainda era capaz de surpreender totalmente apesar de toda a excelência já antes comprovada. Quem não vibrou ao saber que o Walter ia usar ninguém menos que o titio Salamanca e sua campainha dos infernos pra mandar o Gus literalmente pros ares? E apesar de forçado, é impagável ver o Gus saindo todo aos pedaços, ajeitar a gravata e cair. Uma forma sensacional de findar uma excelente temporada.

Yeah, Bitch. Magnets! (5x01 - Live Free or Die)



A história do imã gigante pra comprometer o notebook do Gus que estava de posse da polícia foi uma daquelas bem mirabolantes e divertidas de acompanhar. O mais legal de tudo foi saber que ela saiu da mente do Jesse e ver a alegria dele ao presenciar que o negócio realmente funcionava. Isso resultou em um dos quotes mais impagáveis do personagem: "Yeah, Bitch. Magnets!". O garoto agora já conhecia das ciências também!

"You're goddamn right" (5x07 - Say My Name)


Aí vem a primeira metade da quinta temporada e não tem mais Gus. E Walter agora quer ser o maioral. O nome a se temer no ramo da produção e distribuição das drogas. Durante esses oito primeiros episódios vimos quase sempre alguma cena em que o Walter se mostrava cada vez mais destemido, arrogante e totalmente dominado pelo 'alter ego' Heisenberg. Seja na artimanha de roubar o material em um trem, seja no plano genial de usar casas em dedetização pra fazer a produção da droga ou pela morte do Mike, não importa, sempre tinha algo pra ele tentar se sobressair e mostrar quem mandava ali agora. Essa cena da negociação com o cartel rival para que eles assumissem a distribuição da droga já me ganhou quando o Walter compara o produto dele a Coca-Cola, naquilo que todo mundo sabe que tem outros mas o dele é o melhor. E come on eu sei que vocês sabem a sequência de falas desse momento épico :
- Say my name!
- Heisenberg.
- You're goddman right!

3 presídios. 10 mortes. 2 minutos (5x08 - Gliding Over All)



Essa sequência de cenas na finale 2012 é uma das mais bem feitas de toda série e arrisco dizer até de todas as séries. Quando Walter decide que é viável acabar com os dez presos comparsas do Gus a quem ele vinha pagando pra continuarem de bico fechado. E mais, não basta acabar com os 10 assim, ele quer isso feito de forma simultânea, sendo que estão em presídios diferentes e em um tempo nada hábil de 2 minutos. Ver ele marcar no relógio, ver as mortes acontecendo, a trilha sonora, o Hank sendo avisado que alguma merda bem grande havia acontecido e ver ele receber a ligação de "It's done" não tem preço. Sensacional!

E você acrescentaria qual cena na lista? E a ansiedade para a reta final? Não esqueça de acompanhar com a gente as reviews dos episódios finais de Breaking Bad. See you there, bitch! 
Share on Google Plus

About Rebeca Barros

Sarah, we make a family, yes? (@bkbarros)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário