White Collar 5x13 - Diamond Exchange (Season Finale)


“– I love how good you are. – I HATE how good you are.”

O episódio já começou com o estresse de ver Mozzie envenenado pela vaca Rebecca. E a partir daí Neal e Peter montaram uma força-tarefa para tentarem encontrar o diamante em troca do antídoto do veneno. Do outro lado, Diana e Jones tentavam refazer os últimos passos de Rebecca para tentarem descobrir qual o veneno usado.

Foi legal a ideia de os símbolos de Mosconi representarem as coordenadas geográficas de onde o diamante tinha sido escondido. Só achei forçado essa coisa de mostrarem mais um “tesouro” escondido há séculos em New York. Tá que NYC é uma cidade que guarda histórias desde o século 19, mas parece que tudo só aconteceu por lá.

Já a procura do diamante foi muito interessante. A maçonaria teve (e ainda tem) muito poder. Tantos foram seus participantes notórios e suas façanhas que não é a primeira vez que série usa e abusa da imaginação com as “conspirações maçônicas”. Contar 33 degraus, ângulo de 33º e tijolo de barro fez a caça ao tesouro ficar intrigante.

Quando ela estava sem saída no topo do Forte, a cartada final de Neal foi um tapa bem dado na cara dela. Gostei do truque de trocar o diamante por um pedaço de tijolo. “Nothing says ‘I love you’ like a brick”. Achei que ela pularia no mar para escapar da prisão, mas foi mais esperta e preferiu se render. Quem sabe ela não tenta fugir de novo pra se vingar de Neal na próxima temporada?

O final do episódio foi de deixar qualquer um boquiaberto. Primeiro, Peter diz abriu um processo para liberarem Neal. Até aqui, gostei da postura de Caffrey ao dizer a Mozzie que não quer voltar para a vida do crime. Depois recebe a notícia de que negaram o pedido por que ele é muito valioso para o FBI. Peter até decidiu ficar em NYC, e deu pra ver sua surpresa ao ouvir Elizabeth dizendo que poderiam manter o relacionamento à distância. É, Peter, El também tem seus anseios. Não dá pra pra ficar te seguindo, né.

Quanto ao Neal, seus olhos de pura decepção foram de dar dó. Poxa, gente, ele mereceu, vai. Se ele é muito valioso, que o contratem como consultor, oras. Aposto que tem dedo daquele Agent Kramer nessa história. Ele deve ter previsto que Neal fugiria se soubesse que não o liberaram, e como ficou com o ego ferido depois da última vez que tentou ter Neal para ele, armou para sequestrá-lo. Eita, season 6, chega logo!
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment