Game of Thrones 5x03 - High Sparrow

"Welcome home, lady Stark! The North Remembers."
Embate velado de Rainhas entre sorrisos venenosos e abraços corrosivos; extremismo religioso, mudança de postura tanto para aprender novas táticas quanto para usar velhas estratégias a fim de vingança; um Rei fraco e inocente, um Rei sem o apoio requisitado, uma Rainha prestes a receber um presente inesperado; um Comandante respeitado. O 3º capítulo de Game of Thrones me deixou vidrada do início ao fim e, apesar de ter sido o mais longo até agora, continuou sem decepcionar!

Os primeiros instantes de Arya dentro da casa de portas alvinegras demonstrou uma espécie de mosteiro - ao evidenciar algumas estátuas de diversos deuses - mas apenas a presença do Jaqen e uma outra moça. Arya, cansada de varrer sem entender o propósito de estar ali sem nada de 'útil' a ser feito, resolve questioná-lo e, assim, conhecemos o princípio do 'deus de Muitas Faces' ao passo que, se 'todos os homens devem morrer', eles também devem aprender o trabalho do servo, tornar-se útil, cumprir deveres para, enfim, ser digno.  "Um homem ensina uma garota. Valar Dohaeris. Todos os homens devem servir. Principalmente Homens sem Rosto." Com 'O Jogo dos Rostos' entendemos, cada vez mais, quais habilidades são requeridas a vemos dar o primeiro passo nessa nossa jornada. Ela não poderia ser 'ninguém' usando as roupas habituais, portanto, jogou todos os pertences ao mar mas não conseguiu despedir-se de Agulha, protagonizando uma cena muito emocionante e acredito que todos os momentos desde que a ganhou de Snow até o primeiro homem que matou passaram pela mente, assim, escondeu-a nas pedras; resguardou o último vestígio da Stark que é e nos lembrou que, no final do dia, ela ainda 'serve a si mesma'.

"Queen Margaery!" gritavam as pessoas enquanto a realeza passava a caminho da igreja para o casamento de Margaery e Tommen, o que impulsiona a paranoia de Cersei que, percebendo a perda da sua influência, já nem disfarça os sorrisos amarelos. Enfim a Tyrell encontrou alguém que concretizasse o casamento! Tommen descabaçado é a coisa mais engraçada do mundo, ainda mais quando a esposa fica dando ênfase em palavras como Homem e Rei, enquanto, sorrateiramente, afirma "mas sempre será o garotinho dela (...) você nunca sairá da barra da saia dela" a fim de minar o relacionamento maternal e afastar Cersei do poder, paulatinamente, uma vez que apenas com uma chave de coxa Margaery mostrou que 'my pussy is the power' e já plantou a semente sobre mandar a sogra de volta a Casterly Rock - não fossem rivais, certeza de que a Lannister estaria aplaudindo os feitos da nora! O primeiro encontro das duas, depois da cerimônia, rendeu uma cena ÉPICA quando, na despedida, Margaery perguntou qual deveria ser o atual título da Cersei - Rainha Mãe ou Rainha Viúva? - eu comecei a rir da afronta em forma de carinho e cuidado porque, não bastasse isso, Mindinho conseguiu ir mais longe "o nome dos Lannister não tem mais importância, (...) Cersei é a Rainha-mãe, um título cuja importância diminui a cada dia."
 Toda decisão ambiciosa é um risco. (Petyr Baelish)
Winterfell voltou à cena com exposição de corpos esfolados e um Greyjoy que ainda responde pelo nome de Reek; o inverno ainda não chegou no calendário, mas o coração do Norte congelou desde a partida dos Stark. Com Tywin morto, o pacto entre eles não será mais mantido e os Bolton precisam arquitetar um plano para manter sua hegemonia na região e, assim, descobrimos sobre o que se tratava o bilhete recebido por Mindinho e o propósito da viagem. 'Um Bolton adequado para uma noiva adequada' e quando Sansa avistou o Fosso Cailin eu fiquei incrédula com as reviravoltas que essa série dá na minha cara: Petyr selou a união de Sansa e Ramsay! OMG! Isso é tão doentio mas tão genial que nem sei por onde começar!! Roose traiu e matou a família dela de forma crudelíssima e, enquanto cada Stark vivo desconhece do paradeiro dos outros, Sansa tem a oportunidade de fazer algo: "Pare de ser espectadora, entendeu? Pare de fugir. Não há justiça no mundo, a menos que nós a façamos. Você amou sua família, vingue-os!" e este homem é, realmente, um grande estrategista. Inicialmente, a melhor maneira de iniciar a vingança pelos Stark e retomar sua terra é confiando a Sansa a dura missão de engolir o orgulho, vestir a fantasia de menina boba e trabalhar de dentro para minar os Bolton; destruí-los! Mas será que esta é, realmente, a melhor maneira? E, um questionamento ainda maior, Sansa será capaz de esperar (e reconhecer!) o momento certo para que tudo saia como o esperado?

Sor Davos tem uma abordagem melhor que a de Stannis e tenta explicar a Jon porque, este, insiste tanto nele; por respeitá-lo, ainda que não diga. Recusar a oferta do Baratheon e ainda, educadamente, 'convidá-lo a deixar a Muralha' foram dois golpes que o Rei não gostou de receber "você é teimoso como seu pai e tão honrado quanto. / Não imagino elogio maior. / Não foi um elogio, a honra matou o seu pai." Fico triste pensando que, se Snow fosse com Stannis, ainda como quem usa os recursos da Muralha ao defender os reinos dos homens, ele encontraria com Sansa - mas também mudaria os rumos que quero pra história. Coube ao 'True King' assistir ao bastardo de Ned ter um primeiro dia agitado como Comandante, mas demonstrar pulso firme ao ser desafiado por um Sor Janos orgulhoso demais para receber ordens de um jovem "isso foi uma ordem, não uma oferta. / Enfie sua ordem na sua bunda de bastardo," e Garralonga trabalhou! Vibrei com Jon like a boss! Por falar em usar a espada, Brienne vai ensinar Pod a lutar e já estou esperando esse treinamento pra rir um pouco da 'destreza' do escudeiro. Enfim conhecemos mais sobre a história da mulher por trás da armadura e confesso ter me emocionado ao vê-la lembrar da 'grande piada' que fizeram dela. Renly consolou-a, após viver um momento de Ana Francisca no seu Baile, quando ela sentiu-se a mulher mais feliz do mundo mas foi ridicularizada por um bando de idiotas com sobrenome. "Ele me salvou de ser uma piada daquele dia até o último e eu não pude salvá-lo para retribuir. Um dia irei vingar o Rei Renly (...) Stannis é um homem, não uma sombra, e um homem pode ser morto." Ambos estão com planos de chegar em Winterfell, será que a vingança de Brienne está mais próxima do que se imagina?

Começou a cruzada dos Sete contra qualquer ato de profanação e as punições são feitas em praça pública com escárnio e vergonha, sob gritos de 'pecador', cuja primeira vítima foi o Alto Septão (quem dá voz aos Deuses) e, quando este veio pedir a morte do Alto Pardal à Rainha, esta viu a oportunidade de aliar-se com a pessoa certa e tratou de subir as escadarias, conhecendo a pobreza e o fedor do povo de King's Landing. Sob o preceito das "Sete Bênçãos", vimos o equivalente ao Franciscanos no que diz respeito ao desapego e simplicidade, no trato com os carentes e marginalizados; "a Fé e a Coroa são os pilares que sustentam este mundo. Se um rui, o outro também. Devemos fazer o necessário para proteger um ao outro." Em si tratando de fé, o Senhor da Luz em Volantis fez outra sacerdotisa, mas esta anuncia Daenerys como sua escolhida. Numa cidade onde os escravos são marcados cada qual para sua especialidade e as prostitutas fazem cosplay de Khaleesi, Varys e Tyrion visitam um bordel e, além de ver o apoio nítido à Targaryen por onde passam "quem inspira padres e putas deve ser levado a sério," um outro fato chocante chama a atenção: o Lannister, sempre bastante charmoso na oratória, travou ao pegar na mão da prostituta e não conseguiu prosseguir; seriam lembranças de Shae? Pra completar, nos segundos finais no capítulo, Jorah (quem também estava no bordel) sequestra Tyrion enquanto ele urinava e os créditos dão lugar às palavras do Mormont ao dizer que vai levá-lo à Rainha. Será que o dono da maior friendzone de GoT vai cair nas graças da Mãe de Dragões novamente?
Hipocrisia é uma bolha. Furar uma bolha nunca é agradável. (High Sparrow)
PS.: Qual será o trabalho que o médico maluco está fazendo? Montanha ainda vive e está sendo 'remodelado?' Por falar nele, Cão de Caça morreu mesmo ou sobreviveu depois de tanta agonia?
PS².: E qual a mensagem de Cersei pra Mindinho? Estaria ele sendo escolhido 'Mão do Rei'?
Share on Google Plus

About Vanessa Reis

Hey 23, call me! (@neereis)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário